sexta-feira, 26 de março de 2010

Deverá a defesa da pátria opor-se a um verdadeiro amor?

6 comentários:

HC disse...

eu acho que a patria nao se deve opor a um grande amor como o de pedro e ines mas a verdade é que temos de perceeber o lado do rei.. ele só queria proteger o seu povo.
HC

Rosário disse...

HC,
Claro que sim, mas se calhar foi uma atitude demasiado radical por parte do Rei, não concordas?

Inês disse...

Este é o melhor desenho do blog! Está mesmo giro!

Quanto à pergunta,
porque não conciliar ambos? Eu sei que aquela época (e as razões do Rei) era(m) diferente(s) mas se respeitassem-se mutuamente e não houvessem desconfianças não haveria razões para este fim tão trágico.

Bom trabalho!

Rita disse...

Inês,
O desenho foi, mais uma vez, feito pela Clara (aproveito para deixar um novo agradecimento) e pintado pela Helena.

Todos,
Ampliem o desenho para poderem vê-lo ao pormenor.

HC,
Estou de acordo. Temos de compreender o lado do Rei. Como já tinha referido noutro post, os historiadores divergem quanto à razão ou razões que levaram D. Afonso IV a mandar degolar Inês de Castro. É uma questão interessante que chegou aos dias de hoje sem consenso e que ajuda a enriquecer (ainda mais) a lenda.
Mas, como é óbvio, essas razões teriam que ser muito fortes pois o príncipe estava obstinado pela aquela mulher e penso que não é do agrado de nenhum pai ir contra a vontade do filho.

Para finalizar, na minha opinião, a pátria é mais importante que um amor, seja ele qual for, porque está-se a pôr em causa o destino de uma nação que terá consequências futuras. Se a decisão de D. Afonso IV em mandar matar Inês de Castro foi uma forma de proteger o Reino, então, do meu ponto de vista não o devemos censurar pela sua tomada decisão, mas sim reprovar a forma como esta foi tomada. Trata-se de um crime horrendo e chocante que fica mal a qualquer pessoa, especialmente a um Rei.
Na minha opinião, D. Afonso IV não devia ter tomado uma atitude tão radical (talvez tenha sido mal aconselhado) pois, pôr a vida de alguém em causa, é das coisas mais horríveis que um ser humano pode fazer.

Boa Páscoa!

HC disse...

Tá fixe..

algueem disse...

muito bom o desenho, alias.. todo o blog está bom.. parabens meninas, continuem ;D

[hc]